Biologia Evolutiva Douglas Futuyma 12.pdfl
Download File ===> https://urllio.com/2t2zto
A evolução biológica é frequentemente considerada um eixo central e unificador da biologia. O artigo discute aspectos históricos desse ideal de unificação, bem como os seus sinais de desintegração entre os anos 1960 e 1980. Argumentamos que apesar das novas propostas de síntese do conhecimento biológico, a biologia evolutiva contemporânea é caracterizada por um pluralismo. Os principais pontos a favor do pluralismo evolutivo são discutidos, e algumas consequências dessa perspectiva são apresentadas, particularmente em relação ao ideal de unificação da biologia. Por fim, defendemos um pluralismo evolutivo crítico do ideal de unificação como um objetivo da ciência, mas ainda favorável a integrações locais.
Diante do sucesso da tradução da segunda edição deste livro em 1986, decidimos lançar a terceira edição que incorpora muitas inovações e avanços na biologia evolutiva tais como novas abordagens conceituais em genética de populações e métodos filogenéticos. A biologia evolutiva do desenvolvimento e fisiologia evolutiva esta crescendo com novo vigor e contribuindo para áreas aplicadas, como ciências da saúde, genética humana, agricultura e conservação.
Todo professor sabe o quanto é dificil montar um curso para classes de alunos diversificados, dificuldade que é também conhecida por autores de livros textos. O autor deste livro facilitou a abordagem da biologia evolutiva para os leitores enfatizando que este ramo da biologia, com todas as ciências, não é uma coleção estática de fatos e verdades é, ao contrário, dinâmica, dando origem a novas pesquisas e conhecimentos.
A biologia evolutiva é uma subdivisão da biologia que estuda a origem e a descendência das espécies, bem como suas mudanças ao longo do tempo, ou seja, sua evolução. O estudioso da biologia evolutiva é comumente conhecido como biólogo evolutivo ou evolucionista.
Esse campo da biologia pode ser referido como um meta campo, pois abrange cientistas de várias disciplinas tradicionais, taxonomicamente-orientadas. A biologia evolutiva geralmente abarca cientistas de áreas especializadas em determinadas categorias de organismos, como mastozoologia, ornitologia ou herpetologia, mas que utilizam esses organismos como sistemas para responder questões gerais da evolução. Geralmente, ela também inclui paleontólogos, que usam fósseis para responder questões relacionadas ao modo e ao tempo da evolução, bem como teóricos em áreas como genética de populações e teoria evolutiva. Na década de 1990 a biologia do desenvolvimento reuniu-se à biologia evolutiva, depois de ser inicialmente excluída, através do estudo da biologia evolutiva do desenvolvimento. 2b1af7f3a8